quarta-feira, 11 de junho de 2008

Galera sangue bom

Wanderson Awlis - 7º período

Na última segunda-feira, (09) uma Unidade Móvel de coleta do Hemorio esteve aqui no campus Tom Jobim para a doação de sangue. Foi um show de solidariedade dos alunos que compareceram em massa para doar.

Para a estudante do 3º período de jornalismo, Tatiana Aguiar, foi uma oportunidade de ajudar que ela não esperava. Ela afirma que sempre teve vontade de doar sangue, mas não tinha chance e nem tempo.

De acordo com médica responsável da coleta, Janine Cardoso, é importante esse tipo de iniciativa de levar a unidade móvel de coleta até às pessoas. "Isso é uma forma de facilitar a vida das pessoas e aumentar as doações. Fazendo com que elas possam doar sangue, sem perder tempo e sem precisar ir até o Hemorio", enfatiza.

O estudante Ricardo Leite, a médica da coleta Janine Cardoso e uma das coordenadoras Eliana Miranda

Para muitas pessoas, o tratamento da dengue exige transfusão de sangue. Por isso, é preciso que as doações não parem e que novas adesões sejam feitas aos bancos de sangue. O ônibus do Hemorio faz coleta em vários pontos da cidade.

A iniciativa de trazer a unidade móvel de coleta do Hemorio até o campus, foi de uma equipe de alunos do 8º período de Administração do turno da noite. Eles executaram um trabalho da disciplina de Análise e elaboração do projeto.

O QUE É PRECISO PARA DOAR SANGUE:

- Estar portando documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);
- Estar bem de saúde;
- Ter entre 18 e 60 anos;
- Pesar no mínimo 50 quilos;
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
- Não estar incluído em grupos com ocorrência freqüente de situações de risco para contaminação pelo HIV, como: permanência em prisões, usuários de drogas injetáveis, profissionais do sexo; homo e/ou bissexuais masculinos.
Se você se interessou e quer tirar mais dúvidas sobre as doações e os postos de coletas, é só ligar para o Disque-Sangue através do número 0800 282 0708.

Nenhum comentário: