terça-feira, 3 de junho de 2008

Direito para todos

Graça Paes - 7º período

A Universidade Estácio de Sá – campus Tom Jobim - está lançando dois projetos na área de direito voltados para a comunidade. Coordenados pela professora Rachel Brambilla, alunos criaram o “ Unindo Talentos “ e o “ Direito na cabeça – Universidade na escola “, quem têm como objetivo facilitar a compreensão do Direito e sua importância em todos os segmentos de uma comunidade, seja no aspecto social ou econômico. O público alvo está na Barra, Recreio e Jacarepaguá, englobando principalmente alunos dos ensinos médio e fundamental.

Gustavo Gallindo, a professora Rachel Brambilla e Marco Aurélio Gomes

O projeto interdisciplinar: “UNINDO TALENTOS” reúne alunos não só do direito, como também do cinema e da publicidade. Essa galera, comandada pelo grupo de pesquisa científica, em conjunto com monitores e auxiliares, criou uma cartilha ilustrada que dá importantes orientações para quem pretende criar e legalizar uma empresa. Além da cartilha, os estudantes produziram curtas metragens explicativos. Como criar sua pequena empresa, seja no formato cartilha ou em curtas, é um trabalho bem produzido e de fácil entendimento.

O segundo projeto é o “DIREITO NA CABEÇA – UNIVERSIDADE NA ESCOLA”, que, de acordo com o aluno Gustavo Gallindo, do 7º período de Direito: “... Visa trabalhar o indivíduo em relação a ele mesmo, à sociedade, à família e ao estado, fazendo com que tenha real noção do espaço que ocupa na sociedade.” Já o aluno Marco Aurélio Gomes, do 6º período, complementa que “o projeto também visa desmistificar a linguagem do direito.” O objetivo é facilitar o conhecimento do direito como ciência social, responsável pelo estabelecimento e cumprimento das regras de convívio

O Direito na cabeça é voltado para os alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental, na faixa etária de 14 a 18 anos. São três cartilhas sobre assuntos ligados a cidadania e, além disso, nas escolas são realizadas dinâmicas de grupo e palestras. O primeiro estabelecimento a ser trabalhado pelo grupo vai ser o COLÉGIO ESTADUAL BRIGADEIRO SCHORT, em Jacarepaguá. A Estácio já instalou um stand no local e tanto alunos quanto funcionários já estão se inscrevendo para o evento. De acordo com a professora Rachel Brambilla o interesse tem sido grande:: “ ...está sendo um sucesso. Muitos alunos estão interessados em conhecer os direitos. Em geral as pessoas estão totalmente alheias”.

Para os alunos de direito, o núcleo de pesquisa científica lançou um concurso de artigos. O objetivo é encontrar talentos e incentivar os alunos a realizarem pesquisas, aumentando assim o grau de conhecimento. Os alunos vão ter como premiação desconto em mensalidades e livros, além de poder contar como hora RAC o tempo usado nas pesquisas.

A coordenadora de pesquisa profª Rachel informa que está à disposição de qualquer aluno que deseje expor suas idéias em projetos de extensão e projetos sociais.
Se você se interessou e quer obter mais informações, basta enviar um e-mail para: coordenacaodepesquisa@uol.com.br

Nenhum comentário: